XPInc

Sede da XP

Diversidade e Inclusão vai além dos números. Nosso maior ativo são as nossas pessoas.

Acreditamos que as pessoas ativam seu máximo potencial de transformação quando se sentem livres para ser quem realmente são. Por isso, buscamos promover ativamente um ambiente diverso e inclusivo para todos os nossos colaboradores e todas as nossas colaboradoras, sempre atentos para desconstruir vieses e barreiras.   

Sabemos que essa é uma jornada desafiadora e de longo prazo, que depende de um esforço coletivo para avançar. É por isso que buscamos ampliar nosso relacionamento com comunidades e instituições que já trabalham há muito tempo para a promoção de uma maior inclusão social. Nosso objetivo é reconhecer e fortalecer essas iniciativas e somar esforços com elas para, juntos, conseguirmos superar esse desafio. 

Nossas iniciativas

Na XP Inc., usamos a tecnologia como alavanca de crescimento e desenvolvimento. Por isso, em 2021 criamos a área de Programas de Formação Corporativa, que conta com várias iniciativas de capacitação de profissionais digitais, além de possibilitar a inserção produtiva de centenas de brasileiros que não teriam acesso a esse tipo de educação.

DiversiTera
DiversiTera

Em parceria com a Tera, empresa de educação na área de tecnologia, lançamos um programa de 50 bolsas de estudo, focado em formar, gratuitamente, mulheres (cis ou transgênero), pessoas não-binárias e pessoas negras (e/ou indígenas), independente de autodeclaração de gênero, que queiram se tornar cientistas de dados e transformar a tecnologia, trazendo mais diversidade e representatividade nas carreiras de tech.

Formação de Pessoas Desenvolvedoras
Formação de Pessoas Desenvolvedoras

Investimos na formação de profissionais em desenvolvimento de software, a partir de um programa em parceria com a Trybe, escola de tecnologia referência na formação de profissionais da área. Esse programa contou com a formação de uma turma de 300 pessoas, para a qual a XP custeou 50% do curso para todos os alunos e ofereceu uma bolsa auxílio de um salário, para 50 pessoas. A turma é composta por 40% de mulheres e 49% de negros e a formação está em andamento, com previsão de conclusão no segundo semestre de 2022.

Formação em Analista de Dados
Formação em Analista de Dados

Lançamos um programa com foco na formação em Business Analytics, no qual 30 pessoas formaram uma turma exclusiva da Tera para formação em dados durante 6 meses, com acompanhamento de mentoria, acesso à educação financeira e curso de inglês. Essa turma, que já foi contratada pela XP Inc., foi formada com 70% das vagas para pessoas negras e 30% para mulheres, as quais seguem em formação com previsão para conclusão em 2022.

Os coletivos da XP Inc.

Criados por iniciativa dos nossos colaboradores, nossos coletivos de diversidade têm um papel fundamental na definição das nossas ações para promover diversidade e inclusão na companhia.

Company image

Coletivo de mulheres e pessoas aliadas pela equidade de gênero no mercado financeiro.

Company image

Coletivo pela inclusão de pessoas com deficiência e acessibilidade no mercado.

Company image

Coletivo pela promoção de inclusão e equidade racial no mercado.

Company image

Coletivo pela promoção de um ambiente de trabalho mais seguro, respeitoso para pessoas LGBTQIA+.

Pessoas que fazem o ambiente da XP Inc. mais diverso

Diversidade em números

Todo ano nós nos comprometemos com metas cada vez maiores para aumentar a diversdidade dentro da XP Inc, realizando ações objetivas para tornar isso realidade.

Ver report completo

Mulheres

33,4%

Nossa meta é atingir 50% de mulheres em todos os níveis hierárquicos até 2025.

Mulheres

26,5%

Nossa meta é atingir 50% de mulheres em todos os níveis hierárquicos até 2025.

Pessoas Negras

19,9%

Nossa meta é tingir 32% de pessoas negras na XP Inc, sendo 23% em posições de liderança.

Pessoas Negras

17,6%

Nossa meta é tingir 32% de pessoas negras na XP Inc, sendo 23% em posições de liderança.

Palavras da liderança

Palavras da liderança

“Diversidade é essencial para o processo decisório, de gestão e de evolução de uma empresa. Precisamos ter as características da nossa sociedade representadas nos nossos processos. A única forma é ter um time diverso, onde todos opinam e trazem sua visão e perspectiva para a mesa. As empresas que trabalham desta forma, são mais eficientes, mais conectadas ao seus stakeholders, geram muito mais impacto e são mais rentáveis.”

José Berenguer | CEO Banco XP SA