XPInc

Sede da XP

Levar educação financeira para 50 milhões de pessoas em 10 anos

Por que a educação financeira transforma?

 

Hoje, quase 97% da população brasileira diz ter dificuldade em lidar com o próprio dinheiro. Além disso, 8 em cada 10 pessoas sofrem de ansiedade financeira no Brasil e 86% dos brasileiros acreditam que o dinheiro pode acabar com amizades, famílias e casamentos.

 

O Instituto XP existe para empoderar as pessoas para escolherem a vida que querem para si. Nossa atuação é focada na realização de programas e projetos que têm como beneficiários grupos minorizados, formados prioritariamente por jovens, estudantes da rede pública de ensino e mulheres. Todos os cursos e projetos são 100% gratuitos aos participantes.

 

Enxergamos o grande poder de transformação que a educação financeira tem sobre a vida das pessoas. Saber organizar o próprio orçamento, lidar bem com as despesas do dia a dia, criar o hábito de economizar todos os meses e aprender a investir com inteligência não são apenas boas práticas financeiras. A educação financeira é uma ferramenta que nos ajuda a tirar nossos sonhos do papel. Com ela, construímos uma vida mais digna, com mais autonomia e liberdade.

Evolução do Instituto XP

Em março de 2021 demos um importante passo para que esse sonho pudesse começar a se tornar realidade. Estamos no começo, mas sonho é grande!

Agosto
2021

Agosto Lançamento dos programas FinLab (primeiro laboratório de inovação em políticas educacionais para a Educação Financeira, inspirado em boas práticas internacionais de educação) e Alicerce (que tem o objetivo de oferecer capacitação em educação financeira no formato presencial para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica).

Setembro
2021

Setembro Lançamento do projeto Educação Financeira Transforma, uma iniciativa em parceria com a Nova Escola para levar educação financeira para a rede pública de ensino. Por meio de conteúdos especiais, cursos e planos de aula gratuitos, essa iniciativa apoia e fortalece o desenvolvimento de educadores. Dessa forma, eles podem levar a educação financeira para as salas de aula, impactando milhões de crianças e jovens.

Outubro
2021

Outubro Lançamento do Torneio de Educação Financeira, um concurso cultural gratuito para estudantes e professores do 9° ano e do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas. A participação é pelo whatsapp com ajuda de uma inteligência artificial e o objetivo é desenvolver atributos e conhecimento sobre educação financeira de forma leve e acessível. Ao final do concurso, há premiação para alunos e professores com notebooks, Kindles e cursos da XP. Essa iniciativa é fruto de uma parceria com a EdTEch ChatClass.

Novembro
2021

Novembro Lançamento do programa Inclusão Produtiva e Educação Financeira, em parceria com a Artemísia. Essa iniciativa é uma coalizão de três anos de duração, formada para impulsionar o tema da inclusão produtiva por meio do apoio direto a empreendedores (através do Programa JÁ_É, que visa o letramento digital em escala para empreendedores vulneráveis), da conexão com gestores públicos (por meio de uma plataforma de Inovação aberta no setor público) e da disseminação da causa da inclusão produtiva (buscando influenciar atores-chave com atuação relevante no tema no Brasil).

Dezembro
2021

Dezembro Primeira edição do Prêmio Educação Financeira Transforma, que teve o objetivo de estimular influenciadores, educadores, pesquisadores e formadores de opinião, além de ONGs e soluções digitais, a transformar a educação financeira brasileira. É uma maneira de reconhecer aqueles que já atuam na causa antes de nós, ampliar a repercussão do tema e fortalecer esse ecossistema como um todo.

Atuação do Instituto XP ao redor do país

São Paulo

Nova Escola | Alicerce | Prêmio Educação Financeira Transforma | Torneio Educação Financeira

Paraná

Nova Escola | Alicerce | Prêmio Educação Financeira Transforma | Torneio Educação Financeira

Bahia

Nova Escola | Alicerce | Prêmio Educação Financeira Transforma | Torneio Educação Financeira

Rio de Janeiro

Nova Escola | Alicerce | Prêmio Educação Financeira Transforma | Torneio Educação Financeira

Minas Gerais

Nova Escola | Alicerce | Prêmio Educação Financeira Transforma | Torneio Educação Financeira

image/svg+xml

Palavras da liderança

Palavras da liderança

“O lançamento do Instituto XP é um sonho antigo que se torna realidade. Ele é parte do nosso compromisso de melhorar a vida das pessoas. 

Educação financeira traz independência e permite que as pessoas possam conquistar aquilo que sempre sonharam. Portanto, assumimos o protagonismo de inspirar, capacitar e engajar a sociedade para ampliar o acesso à educação financeira para milhões de pessoas.”

Guilherme Benchimol | Fundador e Presidente Executivo do Conselho de Administração da XP Inc. 

Palavras da liderança

“Acreditamos no poder transformador da educação financeira, tal conhecimento auxilia as pessoa a terem independência e liberdade, fazerem melhores escolhas, terem mais consciência e buscarem realizar seus sonhos com um planejamento maior. Uma sociedade bem educada financeiramente potencializa seu desenvolvimento socioeconômico e promove a cidadania. Queremos engajar cada vez mais brasileiros e brasileiras para embarcarem conosco nesta missão, estamos só começando”

Marcella Coelho | Head Impacto Social XP Inc.

Parceiros do Instituto XP

Nova Escola
Nova Escola

A Nova Escola é um negócio social de Educação e a marca mais reconhecida por professores de Educação Básica no Brasil.

Visitar site
Artemísia
Artemísia

A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira desde 2004 na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil.

Visitar site
Instituto Rodrigo Mendes
Instituto Rodrigo Mendes

Atua desde 2004 com a missão de colaborar para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum.

Visitar site
ChatClass
ChatClass

A ChatClass é uma startup fundada em Nova York, com a missão de democratizar educação de qualidade no mundo utilizando Inteligência Artificial.

Visitar site
Atados
Atados

Plataforma social online que conecta pessoas à oportunidades de voluntariado. Mobilizando pessoas e gerando transformações positivas na sociedade.

Visitar site
Instituto Ânima
Instituto Ânima

Organização da sociedade civil sem fins lucrativos que tem como missão atuar na transformação da educação em um contexto de mudanças futuras significativas.

Visitar site
Alicerce Educação
Alicerce Educação

A Alicerce tem o propósito de diminuir as desigualdades sociais por meio da educação e da orientação profissional.

Visitar site
Flow.ers
Flow.ers

Alinham impacto positivo à estratégia, ação e comunicação das organizações por meio da metodologia autoral.

Visitar site

Projetos do Instituto XP

Prêmio Educação Financeira Transforma: Reconhecemos iniciativas que fazem a diferença na educação financeira em sete categorias: ONGs, Pesquisadores(as), Professores(as), Soluções Digitais, Macroinfluenciadores(as), Microinfluenciadores(as) e Nanoinfluenciadores(as). Foram mais de R$ 420 mil em prêmios, 387 projetos, 120 mil votos populares online e mais de 2.5MM de pessoas impactadas diretamente pelos 21 finalistas.

Torneio de Educação Financeira: Em parceria com a edutech Chat Class, fizemos um concurso cultural gameficado e gratuito para estudantes e professores do 9º ano e do Ensino Médio, por meio do WhatsApp.O projeto teve como objetivo desenvolver atributos e conhecimento sobre educação financeira de forma leve e acessível. A cada resposta acertada pelo participante, somavam-se pontos dentro de um ranking de premiações. 16.463 alunos inscritos e 1.512 professores, de todo o país, totalizando 17,9 mil pessoas impactadas com educação financeira.

Alicerce Educação: a Alicerce é uma empresa de impacto social que traz para o Brasil os conceitos mais inovadores e eficientes em educação do mundo. Nossa parceria tem o propósito de diminuir as desigualdades sociais do país por meio da educação e orientação profissional. Com o apoio do Instituto XP, a empresa leva educação financeira para 93 polos Alicerce, em diferentes regiões periféricas de vários estados, para jovens e adultos de diferentes idades.

Educação Financeira Transforma: Em parceria com a Nova Escola, levamos educação financeira para o Ensino Fundamental da rede pública por meio de conteúdos especiais, cursos e planos de aula gratuitos, alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Fortalecemos a capacitação dos professores em educação financeira para que consigam abordar melhor o tema em sala de aula e levar esse conhecimento para milhões de crianças e jovens. Alcançamos um público de mais de 2,5 milhões e nossos conteúdos tiveram 4,8 milhões de impressões.